Se você tem um site, provavelmente já sabe que cada segundo que um internauta permanece nele é precioso. São várias as razões para determinada pessoa permanecer em um único portal, mas a principal delas é justamente a Experiência do Usuário (UX).

Caso seu site tenha uma boa UX, ele provavelmente atrairá mais público e conseguirá segurá-lo por mais tempo. Isso significa, na maioria dos casos, maior receita para seu negócio.

Apesar desse raciocínio ser relativamente simples, muitos ainda não sabem utilizar corretamente o conceito de Experiência do Usuário em seus portais.

Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas dicas para que você possa entender melhor sobre o desenvolvimento de sites e aplica-lo corretamente no seu trabalho. Vamos conferir?

Excelente UX Design

Antes de tudo, é preciso deixar uma coisa clara: um excelente UX Design deve atender às necessidades específicas do usuário. Portanto, todo o processo de definição do design de seu site e até sua programação deve ser feita (ou refeita) levando essa máxima em consideração. Nunca complique a vida do usuário, porque assim ele irá desistir de navegar em seu portal.

E-commerce

Se o seu portal é um e-commerce, você deve levar em conta alguns aspectos específicos. Simplifique e solicite apenas as informações realmente essenciais para o cadastro de um cliente (fazer login por uma rede social também é uma solução para que o cliente não perca muito tempo se cadastrando). Na página inicial, mostre sempre os produtos em destaque para que o cliente saiba o que seu site oferece. Na página de apresentação de um produto, por exemplo, deixe visualmente claro e destacado o botão de iniciar a compra (caso o cliente tenha que procurá-lo por muito tempo, existe o risco de você perdê-lo).

Limitações

Você deve facilitar ao máximo as informações disponíveis em seu site. Elas devem ser facilmente entendidas e ir direto ao ponto. Use pequenos blocos de texto e seja bem objetivo. Além disso, é válido lembrar de questões de acessibilidade em seu site. Autocontraste e aumento de letra, por exemplo, são opções simples e que ajudam muitas pessoas com deficiência a ter acesso ao seu conteúdo (não se esqueça que essas pessoas também são clientes em potencial).

Pessoas comentem erros

Um site com uma Experiência do Usuário positiva deve levar em conta que o internauta pode errar ao preencher alguma informação ou fazer alguma ação em seu site. Portanto, permita que eles corrijam seus erros. Sempre ofereça uma opção “desfazer”.

Visual

O design de seu site deve ser simples e atrativo. Lembre-se que as pessoas prestam atenção a tudo que é diferente e chamativo, mas isso não pode justificar um design extremamente poluído que mais atrapalha do que ajuda o internauta. Aqui, menos é mais. Busque referências e significados de cores para formar a paleta de seu site. Toda pesquisa é bem-vinda.

Pessoas são sociais

As pessoas querem que as outras saibam o que elas estão fazendo. Por isso, é muito interessante que você disponibilize uma opção de compartilhamento de conteúdo nas redes sociais. Além de melhorar a Experiência do Usuário, você estará sendo divulgado gratuitamente. Pense nisso!

Não conte com a memória do usuário

O internauta não se sente na obrigação de gravar informações que sejam úteis para você. No preenchimento de algum formulário ou cadastro, por exemplo, ou até mesmo em um texto publicado em seu site, o ideal é não partir do princípio de que o usuário se lembrará de informações ditas previamente. Conseguimos nos lembrar de 3 a 4 itens por vez, por isso não exija muito mais que isso de seu cliente.

Design Responsivo

Um fator que auxilia muito em uma positiva Experiência do Usuário é o design responsivo. Permitir que seu site se adapte a dispositivos móveis, como celulares e tablets, é fundamental para a satisfação do usuário – além de facilitar muito a vida dele e, consequentemente proporcionar um maior tráfego em seu portal.

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Agência Site Líder

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