Design UX, ou User Experience Design, abrange todos os canais e aspectos de comunicação entre uma empresa e seus clientes. Quando falamos na criação de sites, engloba todas as formas de contato que você dispõe em sua página na internet.
Fatores como o menu de navegação, layout, identidade visual, conteúdos e até mesmo os sentimentos do visitante contam no Design UX. O maior intuído é oferecer a melhor experiência possível para o usuário, de modo a fazê-lo retornar por mais vezes.
Em um site, a principal função do UX Design é facilitar a navegação do usuário, algo que é determinante para mantê-lo engajado com sua empresa. Caso ele precise pensar muito para tomar as ações em sua página na internet, provavelmente vai abandonar o seu domínio sem concluir o objetivo.
Jakob Nielsen, considerado o rei da usabilidade, tem algumas dicas para tornar isso possível. As chamadas heurísticas da usabilidade ensinam como tornar um site mais amigável para o usuário e evitar erros.
Veja algumas delas:
Consistência e padrões
Criar cores, linhas, botões e outras formas padronizadas para facilitar o reconhecimento do usuário. A ideia é fazer o visitante pensar o mínimo possível e reconhecer instintivamente as funcionalidades de seu site.
Um bom exemplo são as caixas de pesquisa que seguem a mesma linha de raciocínio em diferentes sites. Sempre uma caixa de texto sinalizada com uma lupa. Deste modo, o usuário entende que deve digitar algum texto neste campo para iniciar a sua busca no site.
Controle facilitado e liberdade
Essa heurística deseja levar facilidade e independência até o usuário de seu site. O objetivo é que ele possa tomar as ações que bem entender em sua página e da forma mais simples possível.
Editar as respostas de um formulário, antes ou depois de enviá-lo, é um exemplo. Assim, o usuário pode adequar o conteúdo enviado aos seus próprios padrões antes de submetê-lo à empresa, para deixar seu problema mais claro, por exemplo.
Design e layouts minimalistas
Em resumo é ser direto e objetivo. Não adianta rechear o seu site de funcionalidades se o seu visitante não sabe como lidar com elas. Ao invés disso, coloque apenas as funções essenciais na página e o ajude a se decidir mais rápido.
Uma página de captura, por exemplo, precisa evidenciar o formulário, botão de cadastro e promessa. Deste modo, fica evidente o que o usuário deve fazer para prosseguir com o cadastro e receber a recompensa.
Prevenção e alerta de erros
Erros acontecem, infelizmente. Algumas vezes causados por falhas no desenvolvimento do seu site, outras por uma ação do próprio usuário. De qualquer forma, a causa do erro deve ficar evidente, o visitante precisa compreender porque seu objetivo não pode ser concluído.
O erro mais comum quando falamos em sites é a página 404, que aparece sempre que o usuário tenta acessar um conteúdo inexistente em seu domínio.
Neste caso, deixe a mensagem clara informando que a URL em questão não existe, mas dê ao usuário outras opções de conteúdo para continuar em seu site. Assim, o usuário pode ver outras páginas similares ao invés de simplesmente interromper a visita.
Além de adequar o seu site para as heurísticas citadas acima, sempre foque no que seu usuário precisa. O Design UX é, acima de tudo, o processo de entender o que seus visitantes necessitam e oferecer exatamente isso em seu site. Não desperdice a usabilidade de seu site e obtenha mais resultados na internet.
Quer conhecer outros princípios de usabilidade ou desenvolver o seu site de acordo com elas?
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