Site

O que é WordPress e porque ele é uma das melhores ferramentas para site

WordPress é uma ferramenta de gerenciamento de sites(CMS), em formato de código aberto, criado por Matt Mullenweg, Ryan Boren e Donncha O’Caoimh em 2003. A plataforma usa linguagem PHP e banco de dados MySql. Seu sucesso aconteceu por causa do seu modo de distribuição, gratuito através da GNU General Public License.

Por alguns anos o WordPress ficou conhecido apenas por ser uma excelente ferramenta para criar blogs, devido sua facilidade de uso e configuração. Mesmo aqueles que não possuíam conhecimentos de desenvolvedores conseguiam usar a ferramenta. Mas esse cenário mudou muito. Hoje em dia são contabilizados mais de 60 milhões de usuários ativos utilizando o CMS como plataforma para seus sites e aplicações on-line. Há muitos motivos para isso.

Em 2018, o WordPress está completando 15 anos como uma das principais ferramentas para marketing de conteúdo para profissionais que têm como objetivo melhor posicionamento nos buscadores. Seu desenvolvimento ao longo desses anos possibilitou ao gerenciador ser conhecido também por criar sites em diversas categorias, até mesmo e-commerces, as lojas virtuais.

Atualmente, o WordPress possui duas versões: Worpress.com e WordPress.org. A primeira versão é mais simplificada e limitada, hospedada pelo próprio servidor do WordPress, ela possui excelentes ferramentas, como alguns temas padrões, plugins e funções de postagens, porém é limitado no quesito personalização.

A versão WordPress.org tem foco nos desenvolvedores, pois ela é nada menos do que o código fonte aberto do WordPress para desenvolvimento. Para esta versão é necessário ter um servidor, pois o código é instalado no mesmo, através de um simples configuração feita após a instalação. O desenvolvedor tem acesso a um leque muito grande de opções de personalização, configurações, possibilitando, como dito acima, criar qualquer tipo de site.

Vantagens do WordPress

A grande vantagem do WordPress é sua otimização para mecanismos de buscas, pensado exatamente para buscadores, seu sistema de urls é limpo e amigável, passando claramente o conteúdo das páginas de um site. Ou seja, aqueles que têm como meta ser o primeiro do Google, têm uma vantagem ao optar pelo WordPress. Sua arquitetura da informação melhora o tempo de rastreamentos dos bots, e com a ajuda de alguns plugins a informação passada paras o bots pode ser precisa, aumentando assim seu posicionamento.

E mais recente, com a ascensão do sites responsivos e mobiles, o WordPress deu total atenção à questão de adequação do seu código para um carregamento fluido e rápido, o que favorece ainda mais seus resultados de busca nos celulares e tablets. Essa atenção também favorece a experiência do usuário que acessa sites por smartphones, por exemplo. Isso sem falar que para quem cria sites o desenvolvimento também será mais rápido do que se partisse de um código próprio, do zero.

Como dito na página principal do WordPress

“Ótimos designs, recursos poderosos e a liberdade para construir o que você quiser. WordPress é livre e inestimável ao mesmo tempo”

Para quem deseja resultados, sejam eles, visitas, cadastros ou vendas, é a melhor aliada.

O que é WordPress e porque ele é uma das melhores ferramentas para site - Foto: Divulgação
O que é WordPress e porque ele é uma das melhores ferramentas para site – Foto: Divulgação

Autor

Agência Site Líder

A Agência Site Líder oferece soluções em criação de sites, hospedagem de sites, otimização de SEO e registro de domínio. #agenciasitelider #criacaodesites

Preciso de ajuda? Converse conosco