Blog Criar um site Site

Blog ou site: qual é a melhor opção para sua empresa?

Se você tem um negócio, certamente já percebeu a importância de ter um blog ou site como um canal de contato com seus clientes na internet. Isso porque, além de ser uma ótima maneira de se relacionar e conquistar novos clientes, é fundamental que eles encontrem sua marca quando fizerem pesquisas no Google.

Embora existam diversos benefícios em criar e publicar conteúdo sobre seu trabalho, muitas pessoas ficam em dúvida sobre a diferença entre blog e site, e acabam não sabendo qual das duas opções escolher.

Para compreender a diferença entre os dois, é necessário, antes de tudo, levar em consideração que todo blog é um tipo de site, ou seja, se você tem um blog, significa que você tem um site, porém, nem todo site pode ser classificado como um blog.

Apesar de parecer confuso, na verdade é bem simples. O que diferencia são os estilos e formatos de sites que você pode criar. Desse modo, podemos dizer que um ecommerce, uma land page, fóruns e redes sociais, também são tipos de sites.

Agora que conhecemos as diferenças entre esses formatos, o próximo passo é identificar a melhor opção para cada tipo de negócio.

Por esse motivo, a equipe do publicidade na Web elaborou um guia completo para ajudar você a aproveitar as vantagens de cada uma dessas opções.

Site institucional

Um site institucional é normalmente utilizado por empresas, visto que funciona como se fosse um escritório virtual do seu negócio. É por meio dele que os clientes obtêm informações básicas sobre os serviços e produtos que você oferece. Sendo assim, esse formato de site é uma ferramenta indispensável de contato entre a empresa e os principais interessados.

Os motivos para criar um site institucional são muitos, entre eles: fortalecer a imagem da empresa, passar credibilidade, oferecer informações importantes e atrair o público-alvo.

Tradicionalmente, esse formato de páginas na web conta com as seguintes informações: produtos, ideias da empresa, serviços e contato. Além disso, as principais características de um site institucional são:

  • Disponibilização de serviços on-line (quando necessário)
  • Visual limpo e apenas com as informações essenciais.
  • Informações atualizadas
  • Conteúdo relevante

Blog

O blog é um estilo de site que tem como objetivo fazer postagens de conteúdo de forma rápida e prática. Sendo assim, uma das diferenças entre um site e um blog, é que o primeiro é estático e funciona como um escritório virtual da sua empresa, enquanto que o blog é utilizado para publicar artigos e conteúdos em diversos formatos – entre eles texto, vídeo, áudio e imagem.

Por outro lado, uma empresa também pode e deve possuir um blog para gerar conteúdo relevante para seu público alvo. De acordo com a pesquisa Content Trends de 2019, mais de 67% das empresas adotam o Marketing de Conteúdo para atrair novos clientes. O resultado da pesquisa também revelou que 59,1% das empresas se consideram bem-sucedidas na estratégia de marketing de conteúdo.

O WordPress é a melhor opção para criação de blogs e sites, pois através dessa ferramenta é possível que sua empresa tenha um site e um blog no mesmo domínio. Isso quer dizer que ambos podem funcionar no mesmo lugar sem a necessidade de possuir dois endereços.

Ecommerce

Para quem pretende criar uma loja virtual, é necessário utilizar uma plataforma própria para ecommerce. Apesar de ser possível fazer isso com o WordPress, o Magento é a opção mais indicada para essa função.

Criado em 2008, o Magento é extremamente popular, sendo líder mundial em inovação para comércio digital, movimentando cerca de $155 bilhões anualmente.

Além disso, o Magento é totalmente gratuito, e oferece diversos sistemas e meios de pagamento, sendo possível fazer a integração do PagSeguro, Mercado pago, PayPal e afins.

Existe também a possibilidade de criar um blog dentro da loja online, graças aos diversos módulos e temas que a plataforma disponibiliza.

Você também pode adicionar outras funções para melhorar sua loja virtual, por exemplo adicionar uma galeria personalizada de banners, ou colocar um check-out diferenciado para atrair o cliente e, por consequência, garantir mais vendas.

Outro ponto positivo dessa plataforma, é que ela foi projetada pensando também nos mecanismos de buscas. Dessa maneira, é possível trabalhar o SEO da sua loja online, criando urls amigáveis, meta descrição dos produtos, além da possibilidade de gerar de forma automática o sitemap.

Com todos esses recursos e funcionalidades, o Magento é a melhor escolha para que você possa criar uma loja online e consiga publicar seus produtos de maneira rápida, prática e segura.

Landing page: o que é e para que serve

Uma Landing page é conhecida como página de entrada ou de destino. Isto é, sua função é converter, já que o seu conteúdo é direto e objetivo, fazendo com que o usuário seja conduzido a realizar uma ação dentro do site.

Assim, esse estilo de site tem como função principal, levar o usuário a uma compra ou a fazer o download de algum produto digital em um ambiente exclusivo e sem distrações.

Portanto, esse modelo de site é indicado para aumentar as conversões e gerar leads, sendo também uma excelente ferramenta para criar um relacionamento com futuros clientes.

Autor

Agência Site Líder

A Agência Site Líder oferece soluções em criação de sites, hospedagem de sites, otimização de SEO e registro de domínio. #agenciasitelider #criacaodesites

Preciso de ajuda? Converse conosco