O surto causado pela pandemia do novo coronavírus exigiu dos empreendedores se reinventar, usar a imaginação e inovar para minimizar os impactos e manter as vendas durante a pandemia.
Com o isolamento social como uma das medidas preventivas para evitar a proliferação da Covid-19, a clientela de vários negócios desapareceu das lojas físicas, ao mesmo tempo que empreendedores se viram obrigados a fechar seus estabelecimentos. E se antes já era preciso pensar em maneiras criativas de atrair clientes e se destacar da concorrência, em tempos de crise isso é ainda mais importante.
Para não parar de faturar de repente, é preciso recorrer a soluções práticas para sobreviver. Vender a distância, via e-commerce, pode ser uma boa opção para o empreendedor. Para ajudar você, criamos um conteúdo mostrando como montar sua própria loja virtual, confira.
O que é uma loja virtual?
O e-commerce representa todo o comércio realizado pela internet, por exemplo, quando uma empresa faz transações em sua própria plataforma virtual. Mas o conceito de comércio eletrônico envolve muito mais do que apenas a criação de um site, trata-se também da sua estrutura e do seu funcionamento.
Vantagens
- Aberto 24 horas: sua loja virtual vai funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Sem fronteiras: você vai poder vender para qualquer lugar do mundo.
- Comodidade: o consumidor vai olhar a sua vitrine na hora mais conveniente.
- Acompanhamento das vendas: você vai conseguir acompanhar muito melhor múltiplos estoques.
- Flexibilidade: é mais fácil fazer promoções online e acompanhar suas ações em tempo real.
- Igualdade: o que importa é a qualidade do seu serviço.
- Custo: você não terá preocupações com ponto comercial e com segurança.
- Monitoramento: é possível conhecer muito mais o cliente e continuar mantendo contato com ele, enviando e-mails e mensagens com informações e promoções.
- Crescimento do setor: tem sido uma das maiores formas de vendas e compras no Brasil. Atualize-se.
Como planejar
Ao decidir abrir a sua loja virtual, um dos pontos de mais atenção está na escolha da plataforma de e-commerce, são diversas opções disponíveis no mercado, com grande variedade de preços e possibilidades. Também é importante entender como disponibilizar seu produto na vitrine virtual e efetuar a primeira venda.
Em seguida entenda os elementos básicos de um plano de negócios virtual e elabore um plano estratégico de e-commerce. Fique atendo ao suporte que será oferecido ao usuário, aos meios de pagamento e ao layout do site, que é o primeiro contato do consumidor com o seu negócio.
Depois de colocar tudo isso em prática, estude sobre SEO (Search Engine Optimization), uma técnica de produção de conteúdo online que ajuda a valorizar o seu site. SEO pode representar até 50% das suas vendas, por isso respeite as regras e faça o bom uso da técnica para ser um dos primeiros da lista de resultados de uma busca no Google, por exemplo.
Outra ferramenta muito importante para o planejamento da sua loja virtual é o Mind map, ele enumera todos os detalhes para organizar e administrar todas as etapas necessárias para ter sucesso no comércio eletrônico. Outra dica importante é estabelecer parcerias com outras empresas da economia digital.
9 dicas para vender bem
1. Invista em um nicho de mercado
2. Divulgue seu e-commerce em vários canais
3. Aposte em um excelente atendimento
4. Tenha um site responsivo
5. Deixe sua página leve e rápido
6. Entenda como formar seu preço de forma adequada
7. Entregue seu produto no prazo
8. Fique atento a qualidade das fotos dos seus produtos
9. Observe as métricas e a performance da sua loja virtual