Para alguns usuários, contratar um plano maior da operadora é a melhor forma de aumentar a velocidade da Internet. No entanto, há formas de otimizar a conexão sem gastar dinheiro, com uso de sites, apps e verificação de equipamentos.
Melhorar a qualidade e, consequentemente, a velocidade da rede pode estar ligado a vários fatores, como os dispositivos utilizados ou até mesmo se o computador está infectado por malware. No guia a seguir, confira como tirar o melhor da sua conexão e conseguir acessar páginas e fazer downloads de forma rápida.
O que é velocidade?
Basicamente, a Internet funciona como uma rede doméstica em que uma máquina se conecta a outra. Para acessar a Agência Site Líder ou qualquer outro site, seu computador usa a estrutura de rede da operadora para fazer a troca de informações entre a sua máquina e o servidor onde o site está hospedado.
A velocidade da conexão é contratada junto à operadora e definida em megabits por segundo. Em uma conexão de 10 MB, a taxa de download gira em torno de 1.250 kb/s (kilobit por segundo) o equivalente a 1,2 MB/s (megabytes por segundo). Vale lembrar que, em muitos casos, a operadora é obrigada por lei a oferecer determinada porcentagem dessa taxa, por isso é sempre bom ficar atento ao contrato.
O upload, que é a velocidade de enviar informações do computador para um servidor – subir arquivos, por exemplo -, também pode impactar na qualidade da conexão. O upload tem peso significativo em certas aplicações, como em ligações por vídeo, voz ou enviar arquivos no YouTube ou na nuvem, como Dropbox e Google Drive. A taxa de upload pode variar de acordo com a operadora, mas, geralmente, é algo em torno de 10% da taxa de download.
Outro fator importante está no tempo de resposta, ou latência. O ping, como também é conhecido, é o tempo no qual o PC envia e recebe pacotes de dados a um servidor. Esse tempo de resposta é medido em milissegundos (ms) e está ligado, por exemplo, à distância física da máquina ao servidor. Quanto menor o ping, mais rápida é a conexão. Ou seja, não adianta ter uma taxa de download de 100 Mbps caso o ping esteja alto.
Para medir a conexão, há o velocímetro da Agência Site Líder. No serviço, há todas as informações importantes, como taxa de download, upload e ping.
O primeiro item a ser entendido é que a velocidade contratada na operadora não vai aumentar com a compra de um roteador novo. O aparelho pode ampliar o sinal Wi-Fi, além de melhorar a velocidade de conexão entre dispositivos dentro da própria rede. Com isso, não é porque o roteador promete chegar a 700 Mbps que a Internet terá essa taxa de download.
O roteador, no entanto, está diretamente ligado à qualidade de conexão, principalmente para quem usa Internet sem fio. Quando se trata de redes wireless, quanto mais distante o dispositivo estiver do roteador, mais vulnerável a interferências estará o sinal.
Como melhorar a Internet no PC
Melhorar a taxa de download é mais difícil, já que está diretamente ligada à banda contratada. Existe, porém, alguns truques que podem tornar a conexão um pouco mais rápida. Limpar os dados da conexão, por exemplo, é bem útil. Embora cookies possam acelerar o carregamento de páginas, a navegação pode ficar mais lenta com o acúmulo de arquivos temporários. O CCleaner é um dos programas mais indicados para limpar o PC.
A infestação de anúncios causada pelos adwares também pode deixar o carregamento de páginas mais lento. Por isso, sempre que considerar a publicidade invasiva em excesso, verifique a presença de programas desconhecidos no PC. O IObit Unistaller pode simplificar a tarefa.
O problema é ver vídeos na Internet? Há programas como o SpeedBit Video Accelerator, que utiliza algoritmos para otimizar a conexão da máquina com o site hospedeiro do vídeo, diminuindo o tempo de carregamento.
Já para quem faz muitos downloads, é possível baixar um acelerador de download de forma rápida. Programas como esse “quebram” os arquivos em pequenas partes para facilitar o procedimento. A Agência Site Líder tem uma lista com os melhores aceleradores para Windows.
O DNS também tem papel fundamental no tempo de resposta e, consequentemente, na velocidade do carregamento de páginas na Internet. Aplicativos como o namebench, desenvolvido pelo Google, podem ajudar a encontrar o melhor servidor DNS para a conexão.
Como melhorar a Internet no celular
Diferentemente da banda larga fixa, o usuário paga pelo pacote de dados no celular. Com isso, a qualidade da Internet móvel está diretamente ligada à estrutura de rede da operadora, que tem fatores para funcionar bem, como a distância do smartphone para a antena, o posicionamento e a quantidade de aparelhos conectados simultaneamente.
Por isso, a melhor forma de otimizar a conexão no celular é economizar no pacote de dados. Obviamente, ao demandar menos da rede, a pessoa terá uma conexão mais rápido.
Há aplicativos que podem facilitar essa missão, como o Opera Max, que promete compressão de dados de até 50%. Outra dica é usar o Facebook Lite, aplicativo da rede social de Mark Zuckerberg, que, além de ser mais leve, tem vários recursos para economizar a Internet 3G ou 4G.